Notícias

Prefeita Lêda Borges entrega 66 casas na Vila Guaíra

 

Domingo dia 13 de fevereiro de 2011 a Prefeita Lêda Borges entregou para 66 famílias que moravam na Vila Guaíra em área de risco, casas novas com toda estrutura para que estas famílias vivam diguinamente e sem risco nenhum. A prefeita ja entegou na Vila Guaíra um total de 181 casas e promete entregar mais 40 novas casas em um prazo máximo de 60 dias, ja foi entregue também na Vila Guaíra um Posto de Saúde, 2 quadras de esporte e esta previsto para ser entregue ainda este ano uma creche.

 

 

 

 

 

Lêda Borges é recebida por Carlos Lupi

 

2011-02-16 16:09

 Lêda Borges é recebida por Carlos Lupi

 

Entre os prefeitos do Entorno, Lêda Borges é a primeira a ser recebida por um ministro do governo Dilma. Lêda Convidou Lupi e Ezequiel Nascimento a visitarem Valparaíso

 

Um encontro entre a prefeita de Valparaíso, Lêda Borges (PSDB) e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, realizado no último dia 2, deixou a cidade do Entorno mais próxima do governo federal. Os dois, acompanhado do presidente do PDT-DF, Ezequiel Nascimento e do secretário de Saúde do município, Francisco Carvalho, conversaram por quase uma hora. Entre os assuntos: política e ações governamentais.

 

Lêda deixou a reunião otimista com a possibilidade de ser criado na cidade o programa Arranjo Produtivo Local (APL) de Flores. A prefeita justificou o pedido alegando que, hoje, 75% das flores consumidas no mercado de Brasília vêm da região de São Paulo. “Com a ajuda do ministério do Trabalho e Emprego e dos chacareiros, vamos fazer de Valparaíso um dos maiores produtores de flores do País”, contou animada. A prefeitura deverá apresentar nos próximos dias um projeto detalhado sobre o assunto. Nascimento, que também é assessor especial de Lupi, ficou de se encontrar com Lêda ainda esse mês.

 

A prefeita ainda se comprometeu com o ministro em realizar um estudo detalhado sobre a APL dos Moveis, já implantado na cidade. A ideia do governo federal é ampliar as ações moveleiras na cidade.

 

Formação

Com o aumento da empregabilidade em Goiás, especialmente na região do Entorno e com as expectativas para a realização da Copa 2014, a qualificação profissional é questão que não pode ser excluída. No entanto, profissionais da área de Recursos Humanos e empresários apontam que a região ainda está aquém do que seria ideal para atender à demanda normal e precisa “acelerar” para acompanhar as exigências da Copa 2014.

 

Lêda lembra que o governo está preocupado com a qualificação do profissional do comércio e empresas em geral. Da telefonista ao vendedor, do gerente ao empresário, é importante tanto a qualificação técnica quanto a motivação. “O bom andamento de uma empresa depende em grande parte de seu quadro funcional, o que quer dizer que quanto mais preparados e motivados para trabalhar, mais chances os colaboradores terão de alcançar melhores resultados”, ensina.

 

Ainda segundo a prefeita, em Valparaíso de Goiás há uma grande carência de profissionais qualificados no comércio. Ela explica que o setor não é exigente no que se refere à formação e que o principal fator nessa área é a afinidade e interesse do funcionário com o trabalho que vai realizar. Depois de ouvir as alegações da prefeita Lupi se comprometeu em ajudar. “Vamos criar cursos de qualificação na cidade”, garantiu ele.

 

Novas obras para os próximos meses

 

Além do saldo positivo das ações governamentais do ano passado, a prefeitura de Valparaíso inaugurou várias obras nos últimos dias. A comunidade do bairro Anhanguera B, por exemplo, foi beneficiada com a entrega de uma moderna unidade do Programa Saúde da Família

 

Inúmeros canteiros de obras foram montados em Valparaíso recentemente, alguns pela iniciativa privada e outros pelo poder Público. A secretarias de Obras e Infraestrutura Urbana do município destaca as operações de limpeza, colocação de asfalto e a construção de prédios públicos como as principais realizações. Até o mês de julho a prefeita Lêda Borges pretende investir cerca de R$ 15 milhões em obras de interesse social. Lêda destaca o recapeamento da massa asfáltica das ruas do Valparaízo I e a inauguração do hospital do Céu Azul. "Sabemos que ainda falta muito a ser feito", reconhece a mandatária.

 

Assim que assumiu, o atual governo determinou a realização do primeiro Manejo Ambiental da cidade. Em 2009 também foi criada uma frente de trabalho formada por 100 homens. A operação que durou 100 dias, deixou 90% das áreas públicas limpas e várias ruas pavimentadas. Esse ano o trabalho continua pela secretaria de Infraestrutura. A idéia da prefeita, além de deixar a cidade mais limpa e organizada, é impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

 

Lêda Borges conta, ainda, que ano passado foi colocado asfalto em parte dos bairros Anhanguera e Esplanadas III e V. E que também foi criado equipes noturnas para deixar a cidade mais limpa. O reforço na iluminação pública chamou à tenção da comunidade. A prefeitura trocou cerca de 1400 lâmpadas e braços em quase todas as ruas do município. “Esse ano vamos ampliar as ações governamentais. Para a Etapa A, por exemplo, temos grandes projetos. Ele se refere a reforma do asfalto, que deve começar nos próximos meses.    

O setor de habitação popular foi reforçado, em menos de dois anos, com 149 casas na Vila Guaíra e 120 apartamentos na antiga Vila dos Carneiros. Todos entregues gratuitamente à comunidade. No início deste mês a prefeita entregou mais casas na Vila Guaíra.  

 

Ainda em parceria com os governos federal e estadual, a prefeitura ajuda na construção das sedes do INSS, da Comarca e do Ministério Público.  Com recursos próprios, o governo concluiu a iluminação da BR-040. A obra custou R$ 1,5 milhão. Praças e canteiros também passaram por transformação. “Fizemos muito com o dinheiro do IPTU. A comunidade pode ter a certeza de que ainda vamos fazer mais”, promete Lêda.

 

Inaugurações

Além do saldo positivo das ações governamentais do ano passado, a prefeitura de Valparaíso inaugurou várias obras nos últimos dias. A comunidade do bairro Anhanguera B, por exemplo, foi beneficiada com a entrega de uma moderna unidade do Programa Saúde da Família (PSF). Já a população do Esplanada II ganhou uma feira popular. A galpão foi inaugurado no sábado 5.

 

 

 

 

Secretaria de Saúde registra mais de 6 milhões de Procedimentos em 2010

2011-02-16 16:11

 

O Governo Municipal, chefiado pela Prefeita Lêda Borges, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Valparaíso comemora os impressionantes índices de atendimentos a população Valparaisense. O relatório anual do ano passado está pronto: foram exatamente 6.557.558 (seis milhões e quinhentos e cinqüenta e sete mil e quinhentos e cinqüenta e oito) procedimentos. Os dados são de responsabilidade da própria Secretaria de Saúde que por meio de todas as unidades produziram o gigantesco número de procedimentos. Só o CAIS – Centro de Assistência Integrada a Saúde foi responsável por quase metade dos números. As demais unidades realizaram a outra parte. São 27 (vinte e sete) Postos de Saúde da Família – PSF; 6 (seis) UBS’s – Unidade Básica de Saúde, além do CIAM – Centro Integrado de Atendimento a mulher; o CAPS – Centro de Apoio Psicosocial e o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel as Urgências. A Gerência de Vigilância em Saúde é responsável por monitora os dados mensalmente. Após a consolidação da avaliação, são tomadas as ações frente as epidemias apresentadas. Em 2010, mais de 64 mil pessoas receberam a vacina H1N1 (Gripe Suína) e mais de 24 mil crianças foram imunizadas contra a poliomielite (1ª e 2ª etapa), totalizando uma cobertura de 100% de vacinação. Sem contar as vacinas de rotina, tais como hepatite “B”, Sabin, febre amarela, anti-rábica. Todas as vacinas aplicadas chegaram a casa dos 159 mil pacientes imunizados.

Já o Programa Saúde da Família, que tem cobertura de 80% na cidade produziu 308 mil procedimentos. O Programa é a porta de entrada da Secretaria de Saúde. A realização do trabalho é feito por meio do relacionamento entre os profissionais que integram a equipe, os coordenadores de cada área e usuários. O Programa conta com uma ambulância para remover pacientes dos Postos de Saúde para as emergências que precisam ser feitas. Foram realizados cursos de capacitação para profissionais. Foi ainda implantado o PSE – Programa Saúde na Escola em 5 unidades escolares do município onde médicos, enfermeiros e odontólogos realizaram um trabalho de muita importância com as crianças de período integral.

No combate a Dengue, a Secretaria de Saúde fez o dever de casa. O manejo Ambiental, popularmente conhecido como mutirão de limpeza retira anualmente toneladas de lixo e entulhos da cidade. A prefeita Lêda Borges faz questão de lançar o programa com máquinas e homens para fazer a limpeza, com isso, a cidade está entre as de baixíssimo risco de dengue do Brasil. A prefeitura, em parceria com igrejas e outras instituições do município procura a conscientização da população para evitar a epidemia.

A Secretaria é composto de Gerencias, chefias que dispõe de 916 servidores entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psiquiatras, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, veterinários, Etc.

 

 

 

Germana Tabosa chega com força total!!!!

2011-02-21 23:27

É com muita alegria que trago esta notícia, a mudança do Secretário de Promoção Social de Valparaíso de Goiás, na minha opnião a Prefeita Leda Borges acertou em cheio em requisitar a competente Germana Tabosa para assumir esta pasta. Germana tem 51 anos, casada, mãe de 03 filhos, funcionária pública concursada da Prefeitura de Valparaíso assumiu hoje dia 21 de Fevereiro de 2011 a Secretaria de Promoção Social e vem com total apoio da Prefeita Leda e toda a liberdade para que possa fazer um bom serviço a frente daquela pasta.

 

                           Germana ao lado do Governador Marconi Perillo

 

Vereador Joaquim Lacerda (Presidente da Câmara), Germana Tabosa, Prefeita Lêda Borges.

 




Contador de visitas